Pesquisar este blog

domingo, 29 de novembro de 2009

A VIDA É COMO UM RÁDIO FM


Mexendo num CD antigo de backup dos arquivos do meu computador, encontrei uma conversa de MSN salva, um pouco antiga, pelo menos de uns quatro anos atrás, cujo título era: Conversa Filosófica. Logo me lembrei do momento em que ocorreu o chat em questão, foi uma conversa que eu tive com um grande amigo, quando ambos estavam terminando o ensino médio; falávamos sobre essa nova vida que estava por vir, a escolha de uma faculdade, o ingresso no mercado de trabalho, responsabilidades... Coisas que “gente grande” faz, sabe? Dúvidas, aflições, ansiedade que dois jovens de dezessete anos compartilhavam.


Ao longo da conversa meu amigo, amante de rock, levantou uma reflexão de que jamais me esqueci, era a seguinte: a vida deveria ser como um CD, as músicas mais belas ou as nossas músicas favoritas, seriam os nossos bons momentos, aí quando as coisas não estiverem legais, é simples, basta você querer e voltar aos bons tempos e deixar rolar o quanto desejar, assim como fazemos com as nossas músicas prediletas, criamos a seleção, colocamos para tocar horas a fio, cantamos com elas, dançamos e viajamos... Eu adorei a comparação, quem me dera pode voltar e reviver todos os acontecimentos de alegria, poder voltar aos momentos em que estive com pessoas de quem eu gosto, seria perfeito! Eu faria com as tristezas e com os infortúnios da vida o que eu faço com as músicas que eu não gosto, simplesmente os pularia.


Mas no meio da conversa cheguei à conclusão de que ainda bem que a vida não igual a um CD. Já pensou como seria viver sempre a mesma coisa? Chegaria um momento em que estaríamos exauridos de tanta felicidade, seria tanta mesmice que nada mais causaria emoção.


A vida de fato é como um rádio FM, a música que irá tocar é uma incógnita, vamos ouvir as prediletas sim, com certeza, mas também virão músicas novas, diferentes e às vezes tocarão aquelas de que não gostamos e iremos ouvi-las também, quem sabe a próxima não será a canção perfeita? E quando ficar difícil, e só tocar as ruins, basta mudar de estação, tem tantas outras para escolher... É claro que nenhuma delas será composta apenas de músicas perfeitas, e nem sempre ficar mudando vai resolver os seus problemas, a música favorita pode tocar naquela estação em que você estava, mas mudou enquanto passava a música que você não gosta; às vezes é preciso paciência e calma.

Bem, essa foi a conversa filosófica e a comparação que mais me faz refletir sobre a vida. Hoje meu amigo, eu e nossos outros amigos vivemos nessa “Terra de Gigantes” e nesse “Mundo que Anda Tão Complicado”, e acredito que todas as músicas que tocam em nossos radinhos contribuem para o nosso crescimento, seja pessoal ou profissional, e que bom que a vida é um rádio FM!!

Érika Diamantino Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário